E agora, vale a pena votar?

A absoluta inexistência de ideologia política foi confirmada há poucos dias, quando finalizado o prazo legal de definição de candidaturas, não só em Blumenau mas, em todo o Brasil.

Lamentavelmente a nossa legislação eleitoral exige alianças políticas falsas e demagógicas apenas para dar governabilidade a uma candidatura e vermos diariamente fotos absolutamente inacreditáveis com sorrisos absolutamente falsos. Os “projetos políticos” se sobrepõe aos interesses sociais!

Dentro deste quadro e sem visão de mudança a curto prazo, cabe-nos ao menos exigir dos candidatos locais – independente das coligações – uma agenda de compromissos. Se possível, assinados e registrados em cartório. Em todas as áreas – saúde, educação, segurança, desenvolvimento sustentável.

Sem ser cientista político e sem querer ser o dono da verdade, entendo que na minha área de conhecimento e vivencia, há alguns compromissos que todos os candidatos e coligações deveriam ser obrigados a assumir. Proteção da margem esquerda do rio, pontes e binário central, prolongamento da rua Humberto de Campos, ligação Velha-Garcia, duplicação da rua Benjamim Constant até a Ponte do Badenfurt, preservação de sítios e bairros históricos, prolongamento da Via Expressa, execução do Anel Periférico entre o Estádio do Sesi e a Rua Samuel Morse, marginais em toda a extensão urbana da BR-470, ampliação dos corredores de ônibus e estudo de sistema aéreo de transporte de massa independente de desapropriações imobiliárias e acima da cota de enchente. Ampliação da permeabilidade do solo, da ventilação e do verde, criação de parques e jardins abundantes em sombra e a eliminação gradativa da parafernália aérea de fios. Não aceitar interesses pessoais ou profissionais, não preencher cargos de confiança com profissionais que tenham atividades paralelas e particulares, não criar novas denominações, mas apenas seguir e reavaliar permanentemente os planos de desenvolvimento existentes.

Utopia ou sonho? Pode parecer, mas no fundo não é. Basta exigir e cobrar.
 


A+C Arquitetura Ltda.
55 47 3322 9006
Copyright  2007 - Todos os direitos reservados
Coordenação WEB: MFN

Visualize em resolução 1024 x 768