O futuro de Blumenau

Noticias recentes do Santa: Estado doa 30 milhões para Centro de Convenções em Balneário Camboriú, conclusão do Viaduto da Mafisa adiada devido a reajuste, obra da Delegacia de Polícia entregue sem portas e janelas, Beira-Rio em conclusão, UFSC inicia contatos com FURB para federalização...

Com exceção desta última, as demais notícias são desastrosas para Blumenau. Nesta semana de festas não podemos nos iludir:

  • O CIEFE está sepultado. Os sócios que colocaram dinheiro no negócio não receberam sequer explicação para o seu destino. A empresa CIEFE S.A . legalmente constituída não existe mais?
  • A construtora contratada para concluir o elevado da Mafisa desistiu da obra. Assim ao menos evita-se um segundo erro urbanístico, pois a ligação à Rua Frederico Jensen conflita com a duplicação da BR 470.
  • A obra da Delegacia de Polícia foi planejada em local inadequado, o projeto teve que ser reformulado e a obra foi interrompida porque o contrato não previa o novo projeto.
  • A Beira-Rio poderia ficar mais linda após bem-sucedida batalha pelas suas árvores. Apesar de críticas equivocadas dos defensores de automóveis, abre o belíssimo passeio aos pedestres, comprovando a estupidez do cancelamento das obras da Margem Esquerda. Mas, ninguém percebe que as cabeceiras da ponte deveriam ser adaptadas e que aqueles terminais de ônibus impedirão a visão da paisagem?

Precisamos de planejamento com qualidade.

Talvez a Furb Federal possa ser um exemplo bem sucedido, com conhecimento e acompanhamento de toda a sociedade. Parece-me não ser planejamento “de gabinete” ou “de bastidores”.
Lamentavelmente esta não tem sido a tônica na cidade.

Não tenho conhecimento de nenhuma notícia promissora para o nosso futuro, como por exemplo um cronograma para a implantação do Anel Viário Sul. Nos anos 70 um bom Plano Diretor teve a ousadia de sugerir o óbvio –anéis viários para evitar o caos do trânsito no centro, mas depois de quarenta anos o Anel Viário Norte foi mal implantado e o Anel Viário Sul sequer possui um projeto da ligação Velha – Garcia.

O futuro de Blumenau depende de decisões. Decisões competentes!

 


A+C Arquitetura Ltda.
55 47 3322 9006
Copyright  2007 - Todos os direitos reservados
Coordenação WEB: MFN

Visualize em resolução 1024 x 768