Strauss-Kahn, Alfredo Nascimento e Blumenau

Os valores humanos realmente estão mudando. O falso moralismo, a mentira, a ganância e o destempero das leis e costumes nos provocam indignação diária. Humanos se consideram deuses e condenam em nome de valores hipócritas, para absolver na mesma velocidade depois de destruir levianamente, sempre sob os holofotes da mídia mundial.

No Brasil administradores públicos seguem sistemas de corrupção antigos mas perfeitos, pois nunca há culpados. Quando corajosamente destituídos, no mesmo ato são nomeados tutores do seu próprio julgamento. Falência do nosso sistema político, em que se apropria o dinheiro público com tamanha impunidade.

Em Blumenau falou-se amplamente sobre a revisão dos Códigos de Edificações, Zoneamento e Uso do Solo, Diretrizes Urbanísticas e Parcelamento da Terra. Participei de duas audiências públicas e sempre ouvia que somente os projetos aprovados até o final daquele ano teriam o direito de ser construídos. Deixei de executar um grande projeto de incorporação porque fui sincero com meu cliente dizendo-lhe que não havia tempo hábil para o planejamento do projeto e sua aprovação na Prefeitura Municipal – processo sempre tão lento e difícil.

Até descobrir que as novas leis – repentinamente - estavam assinadas, em março de 2010. Agora fico perplexo com o que vejo nos jornais, sobre a validade de 1.000(?) ou 500 projetos protocolados para análise neste intervalo. Leio absurdos, direitos que jamais existiram, tentativa de acordos com o Ministério Público para legalizar situações que sabidamente foram encaminhadas de forma suspeita e que comprometem ainda mais os erros do nosso planejamento urbano pós-76. Investimentos de um bilhão de reais? Ora, por que deixariam de ser feitos? Vamos ser criativos e valorizar a nossa bela cidade, o seu futuro. Vamos planejar Blumenau para 2050 não apenas como uma figura retórica. O bom planejamento valorizará os investimentos e todos ganharemos, não apenas alguns. Chega de Gerson e de hipocrisia.

ALFREDO LINDNER JR. Arquiteto e urbanista


A+C Arquitetura Ltda.
55 47 3322 9006
Copyright  2007 - Todos os direitos reservados
Coordenação WEB: MFN

Visualize em resolução 1024 x 768