A vitória do bom senso!

Aparentemente o bom senso prevaleceu na questão das arvores da margem direita do Itajaí-Açú. A cidade agradece! Certamente todos estão felizes com o desfecho da questão, aguardando que a decisão do poder público municipal seja aceitar a sugestão mediada.

Vale a belíssima lição de humildade e transparência, pois finalmente todos os poderes e entidades “apareceram” publicamente, literalmente “mostrando a cara” e a sua opinião com argumentos. Apesar das decisões publicadas no Santa serem aparentemente “autoritárias”, inclusive ainda ameaçando denunciar ilegalmente o “corte ilegal de cinco arvores”. Que sirva de lição para todos nós, que nos envolvemos na desnecessária polemica – nascida devido à falta de boa vontade inicial. Bom ler o artigo de Lauro Bacca (Santa 10.7.) dizendo “A obra de reurbanização do trecho dois da Avenida Beira-Rio é muito bem-vinda e necessária.”

Sinceramente, espero ler em breve novamente algo como “A obra de reurbanização da Margem Esquerda também é muito bem-vinda e necessária.” A questão é muito parecida com esta da margem direita e de outras anteriores e - espero que não – futuras, em relação à nossa cidade. Como declarei anteriormente, o projeto da urbanização da margem esquerda da Prefeitura não é o ideal – apesar de melhorar muito a situação caótica vigente – mas a outra alternativa apresentada também não convence tecnicamente e espacialmente. Se tivesse o mesmo bom senso da alternativa da Acaprena (Santa 10.7.) para a margem direita, poderíamos ter esperança de uma 2ª. vitória do bom senso.

Mesmo assim há esperança. A decisão da margem direita é o exemplo positivo de que há solução possível, desde que aberto o debate sem radicalismo. Os espaços criados com a correta urbanização da margem esquerda devem ser um modelo urbanístico que atende ao Homem e ao Meio-Ambiente! A cidade deve encarar este debate com carinho e respeito, para o bem das próximas gerações. Basta criatividade e bom-senso!

Alfredo Lindner jr. Arquiteto e urbanista
 


A+C Arquitetura Ltda.
55 47 3322 9006
Copyright  2007 - Todos os direitos reservados
Coordenação WEB: MFN

Visualize em resolução 1024 x 768