Cartas relevantes I

Algumas notas de Alfedo Lindner Jr. publicadas no jornal de Santa Catarina, sobre urbanismo e meio ambiente.

CIEFE

A vinda de empresários “desavisados” que deram com a cara na porta da Vila Germânica não reflete a tradicional competência blumenauense. Os mesmos responsáveis, em assembleia geral extraordinária no dia 10 de abril passado, oficializaram a dissolução do Ciefe S/A - Centro Internacional de Feiras e Eventos, que está em liquidação e transferência de patrimônio para o Centro Empresarial de Blumenau (CEB). Enquanto isso, as cidades vizinhas se organizam para o turismo de negócios. (19.04.2012)

Trevo da Mafisa

Muito séria a Opinião do Santa – “Dúvidas inaceitáveis” (Santa, 13 de novembro). É inaceitável que as duas empresas envolvidas na obra do trevo da Mafisa “tentam se esquivar das responsabilidades pelo desmoronamento de parte da pista”. Pior é ouvir de engenheiros absurdos como “foi construído na beira do rio e o rio encheu” ou que “houve infiltração”. Quando der uma enchente, o rio subirá muito mais! Quem vai pagar o prejuízo? (14.11.2010)

Porto de itajaí

A frustração diária com as obras (?) do porto de Itajaí comprova, mais uma vez, a falência absoluta da Lei 8.666/93 como gestora de projetos e obras no Brasil. Não consegue evitar a corrupção e o favorecimento e ainda inviabiliza e paralisa obras em andamento. Vide Porto de Itajaí e Trevo da Mafisa. Sem falar na Via Expressa, que está em obras há décadas e ainda funcionando precariamente, sem viaduto.

Marca Blumenau 

Perfeito. Ao mesmo tempo trágico e hilário o comentário do Pastor Luterano Clóvis Horst Lindner (não é meu parente e não conheço pessoalmente). Provavelmente a mais feliz e contundente avaliação urbana da cidade já publicada.(Santa 25 e 26/7). Faltou dizer que graças a alguns grupos perdemos a duplicação da BR-470, a construção do CIEFE e estamos perdendo a construção do Estádio do SESI. Pior, estamos perdendo o amor próprio, a auto-estima e a marca Blumenau (ainda) conhecida em todo o Mundo. Será cômico ou trágico? 

Cidade melhor 

O colunista Clóvis Reis tem toda razão quando diz que “todos precisam de uma cidade melhor para viver”. Não só os ciclistas e, como tão cedo não virá o transporte coletivo que necessitamos, os edifícios-garage ao menos acabariam com a bagunça dos estacionamentos a céu aberto. Ainda em relação ao final de semana no Santa, pergunto ao meu colega de escola Pingo, porque essa obsessão em ter um estádio próprio feito em parceria com empresa internacional que exporta a mesma tecnologia que temos aqui? Nem Berlim, nem Munique e nem Paris pensam assim! 

Ligação Velha – Garcia 

Tem razão o leitor Albino Dalla Vecchia (Cartas) ao falar da prioridade da execução da ligação Velha – Garcia. Faz parte do Anel Perimetral, citado na mesma edição do Santa na reportagem O Centro Ideal. Aliás, de parabéns a prefeitura por tomar uma atitude, pois demonstra finalmente a sua preocupação com o grave desafio da cidade. Oito das nove propostas citadas são necessárias, para se evitar a mais absurda, que seria cobrar o acesso de carros. Como falou o Valther Ostermann – I have a dream. 

Problema sanitário 

“Antes de ter um problema ecológico, o Brasil tem um problema sanitário; nossa verdadeira tragédia ambiental é o fato de que 50% da população não dispõe de rede de esgotos”. O autor da frase é J.R.Guzzo, na Veja. “Mistura de mistificação, desinformação, pseudociência, demagogia, charlatanismo, fatos sem confirmação e números cuja veracidade não pode ser certificada”. Lamento eu não ter conseguido jamais escrever isto, mas é o que penso. Nada mais real! 

Alfredo Scottini  

Excelente artigo do professor Alfredo Scottini (Santa 10.11.). O professor Alberto Lindner, blumenauense, é bisneto-irmão do sábio. Biólogo com pós-doutorado no exterior, aos 33 anos é reconhecido internacionalmente como uma das maiores autoridades em corais de profundidade, com pesquisas inéditas no Alasca. Recebeu o honoris causa de Fritz Muller em nome da família e, talvez seja o descendente direto que mais herdou o seu DNA, pois é um apaixonado fanático pela Biologia e pela pesquisa. 

Meio ambiente 

“Antes de ter um problema ecológico, o Brasil tem um problema sanitário; nossa verdadeira tragédia ambiental é o fato de que 50% da população não dispõe de rede de esgotos”. O autor da frase é de J. R. Guzzo, na revista Veja. “Mistura de mistificação, desinformação, pseudociência, demagogia, charlatanismo, fatos sem confirmação e números cuja veracidade não pode ser certificada”. Lamento não ter conseguido jamais escrever isto, mas é o que penso. Nada mais real!

Artigos publicados no Jornal de Santa Catarina

Opiniões públicas de Alfredo Lindner Jr.


 


A+C Arquitetura Ltda.
55 47 3322 9006
Copyright  2007 - Todos os direitos reservados
Coordenação WEB: MFN

Visualize em resolução 1024 x 768