COP-15 e a margem esquerda

Alfredo Lindner Jr.

O geógrafo Aziz Ab'Sáber, professor emérito da Universidade de São Paulo (USP)- que estuda geografia há 68 anos e é considerado referência no assunto, critica o que ele chama de “terroristas do clima” e, ao mesmo tempo que ratifica a tese de que o planeta está mesmo aquecendo, afirma que os “terroristas”não consideram os movimentos periódicos do clima ou as variações climáticas ao longo da história da Terra. Também não acredita que as medidas apresentadas na conferência de Copenhagen possam impedir esse processo.

Sobre as consequências catastróficas prenunciadas pela maioria dos cientistas, ele também faz inúmeras ressalvas. Para ele, o aquecimento não causará a desertificação das florestas tropicais, ao contrário. "A tendência, no caso da mata Atlântica e da Amazônia, é que elas cresçam", defende., Em recente entrevista afirmou “Copenhague é uma farsa, quando eu vi que levaram cerca de 700 pessoas do Brasil pra lá eu disse "meu Deus", essas pessoas não terão um segundo pra falar, nem nada. Para mim, quando uma conferência passa de 1.000 pessoas na sala, elas ficam só ouvindo as metas e propostas dos outros. Não há espaço para debate ou questionamento.”
O que isso tem a ver com a margem esquerda do Rio Itajaí-Açú?

Muito. Blumenau finalmente se encaminhava para uma breve solução de proteger as suas margens do rio, ao menos no seu trecho central. Pessoalmente defendo esta proteção há muito tempo e, mais ainda depois da recente enxurrada de 2008. Bem resolvida, a nível de cidade e de futuro. Se possível, prevendo o inicio da viabilidade de um grande sistema de tranporte de massa acima da nossa cota de enchente de 14m. Talvez um sistema elevado,de VLT; não sei. Mas estou vendo que, ao contrário de colaborar, técnicos e organizações estão fazendo o possível e o impossível para colocar a população e as autoridades ambientais contra a idéia.

É lamentável a oportunidade que estamos – de novo – perdendo. Mais uma vez ficamos discutindo. E a oportunidade passando. Como artigo recente de J.R.Guzzo, “Parece conveniente tentar estabelecer algum tipo de separação entre o que possam ser problemas reais e o que é uma espécie de culto psicótico ao fim do mundo. Previsivelmente, trata-se de tarefa com poucas chances de sucesso.”
 


A+C Arquitetura Ltda.
55 47 3322 9006
Copyright  2007 - Todos os direitos reservados
Coordenação WEB: MFN

Visualize em resolução 1024 x 768