Centro Esportivo Bernardo Werner



Projeto concluído, veja:
Vídeo final do projeto do Estádio do Sesi

Confira a galeria de imagens do case Centro Esportivo Bernardo Werner

Ontem e hoje
Na imagem, o Jornal de Santa Catarina anunciava, há 30 anos, a construção do Complexo do Sesi. Em maio deste ano, A+C foi a empresa escolhida para concepção do Plano Diretor Corporativo  do atual Centro Esportivo Bernardo Werner (clique aqui para fazer o download do trabalho apresentado)

Servicos A+C: saiba mais sobre Plano Diretor Corporativo

O projeto original do SESI – Centro Esportivo Blumenau, hoje Centro Esportivo Bernardo Werner, foi concebido em 1974/75, tendo a primeira parte sido concluída em 1976/77, pelo escritório Lindner Herwig Shimizu Arquitetos, do qual Alfredo Lindner Jr., da atual A+C Arquitetura, foi um dos fundadores. O arquiteto atuou no citado escritório até 1990.

O Dr. Bernardo Wolfgang Werner, então presidente da FIESC, conseguiu trazer este projeto para Blumenau, com a idéia de tornar a cidade um centro esportivo de referência, tanto para o trabalhador quanto para os atletas de todo o Estado, e especialmente para a região, à época com atividade industrial muito forte e rica.

O Centro Esportivo Bernardo Werner é considerado até hoje um dos maiores centros esportivos do País, pois possui equipamentos para a maioria das atividades esportivas, além de alojamentos para atletas e treinadores e grande área de lazer.

Com a queda da atividade industrial geral e, principalmente, a da têxtil, na região, e sem um planejamento nacional adequado, o Centro ficou talvez maior do que a sua necessidade e intenção originais. Manutenção cara, devido às suas dimensões, aliada à dificuldade de verbas, entre outros motivos.

Recentemente, com uma administração profissional e eficiente do SESI e com o apoio decisivo da FIESC, está ocorrendo uma total mudança de mentalidade gerencial, o que provoca uma necessidade imediata de planejamento físico e conceitual de todo o complexo esportivo, trabalho que será realizado pela A+C Arquitetura.

As perguntas que estão sendo respondidas: Qual será o foco do complexo? Como garantir a manutenção adequada? O que fazer dos investimentos nos próximos anos? Em que investir? Como?

Nesse sentido, o Sistema FIESC, que é responsável pelo SESI-SC, subordinado e em consonância com a Confederação Nacional da Indústria  – CNI , decidiu pela contratação de uma empresa para um planejamento geral do complexo esportivo de Blumenau.

Começando pelo planejamento físico, motivo pelo qual lançou o edital 032/2007, a A+C Arquitetura comprovou sua experiência em Plano Diretor Corporativo. A licitação exigia, em sua documentação, a comprovação de clientes e a certificação do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de nossa região (CREA-SC), o que foi plenamente apresentado pela A+C.

Esse Plano Diretor definirá, após análise e discussão conjunta com a entidade SESI – hoje extremamente profissionalizada – o que acontecerá no complexo nos próximos vinte anos.

Já estão definidos os três focos básicos de atividade, citados inclusive no edital de licitação:

1. Objeto:
Elaboração de projeto urbanístico de implantação geral – plano diretor da unidade, projetos de humanização/paisagismo e projetos de arquitetura, destinados ao planejamento dos espaços físicos do Centro Esportivo do SESI, situado na Rua Itajaí, 3434 – bairro Vorstadt, Blumenau-SC.

1.1. Descrição dos Serviços:

1.2. – Plano urbanístico de implantação geral – Plano diretor de todo o Centro Esportivo.

O plano diretor deverá dar condições ao planejamento e desenvolvimento do centro esportivo para os próximos anos, independentemente do cronograma físico de realização das obras previstas.

Deverá contemplar também 3 (três) eixos de atividades destinados ao lazer, que são:

a) atividades de esportes e competição;

b) atividades físicas de lazer e recreação com a família ao ar livre;

c) atividades de esporte e aventura.

Terá inerência com o projeto uma atenção especial com o meio ambiente, lazer, atividade esportiva, saúde, produtividade, ocupação.

A licitação também contemplou um item especifico de projeto de arquitetura, que é a duplicação da arquibancada existente, em virtude da inexistência e/ou dificuldade do setor público e privado local de investimento, e à cobrança da mídia e da sociedade por um "palco" minimamente adequado à atividade esportiva de atletismo e, principalmente, ao futebol – paixão nacional.

Contratualmente, a A+C Arquitetura dispõe de 150 dias úteis para os trabalhos. Você vai poder acompanhar a documentação fotográfica da realização do projeto na galeria específica.

+ Cases:

  Cases - Abertura
  Malwee – Novos Escritórios
  Centro Esportivo Bernardo Werner
  Hennings
  Academia do Varejo Marisol
  Mostra Casa&Cia. 2007
  Impressora Mayer Ltda
  Centro de Exposições do Parque Vila Germânica
  Marisol Indústria do Vestuário Ltda
  Sociedade Dramático Teatro Carlos Gomes
              

                                                            

A+C Arquitetura Ltda.
55 47 3322 9006
Copyright  2007 - Todos os direitos reservados
Coordenação WEB: MFN

Visualize em resolução 1024 x 768

Desenvolvimento de sites em Santa Catarina: CMM Interativa