Alfredo Lindner Jr.

Ao conversar com Alfredo Lindner Jr., liberte-se de paradigmas pré-concebidos, que naturalmente surgem quando estamos prestes a nos encontrar com um dos mais iminentes ícones da arquitetura de Santa Catarina. Aos 59 anos de idade, 37 desses dedicados à profissão – com sua reputação disseminada por vários estados brasileiros – ele ainda sorri com o entusiasmo de um menino ao falar da empresa e do objetivo da sua carreira: "A A+C é minha vida, pois consolida meu desejo de contribuição para que a vida de outras pessoas possa ser melhor. E desta forma, o “A” pode ser de amor e o “C” de carinho".

Esse desejo e sensibilidade tiveram início em um longínquo 1971, quando assinou seu primeiro contrato de trabalho, de seis horas, com uma construtora baseada em São Paulo, centro cultural e arquitetônico brasileiro. Início enriquecedor de uma caminhada que tem o seu ponto de chegada no atual escritório da A+C, onde presta expediente regular em uma agenda tomada por novas experiências. Ontem e hoje, muitas lições. Em comum entre os dois marcos, a preocupação de Alfredo com o ser humano e suas necessidades. "Não concebo a arquitetura sem este ente especial. Seja um espaço para o trabalho, ou mesmo uma suíte, ou ainda uma cadeira em frente a uma máquina de costura; este espaço necessita de planejamento e criatividade".

Alfredo é rápido em acrescentar que esse atributo está ao alcance de toda e qualquer pessoa que decida usufruir um ambiente melhor. Participante ativo de dezenas de seminários e congressos nacionais e internacionais, em todos esses encontros Alfredo deixa claro que contratar um arquiteto é fazer um investimento consciente, que gera economia em médio ou longo prazo. "Um arquiteto deve ser consultado até mesmo antes da compra de um terreno, pois de acordo com a posição deste e sua relação ao clima do local ou ao sol, pode ser determinante na qualidade da edificação", diz com a convicção advinda de sua vivência.

Arte, técnicas e sutilezas

Como estudante, formado em 1970 no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal do Paraná, ou mesmo como professor-titular da Cadeira de Desenho II, na Faculdade de Engenharia da FURB, entre 1975 e 1977, Alfredo sempre concebeu a arquitetura como criadora de espaços inteligentes para o homem e para a mulher: "Arquitetura verdadeira não é reformar fachadas. É algo mais sutil, que requer planejamento preciso, estudo aprofundado das características de cada ser, e inserção competente do projeto na natureza".

Essa visão global da arquitetura está inserida na atuação de Alfredo Lindner Jr. no tocante a projetos marcantes para a comunidade blumenauense, que tem como exemplo exponencial a concepção da Vila Germânica, na cidade, que se constituiu em um dos maiores espaços do Estado para grandes eventos.

Além disso, como Diretor para Assuntos de Desenvolvimento e Planejamento Urbano da Associação Empresarial de Blumenau, aproveita esta posição para levar suas convicções a um público capaz de incrementar mudanças necessárias. "Devemos ter em mente, como planejadores urbanos, que tão importante como um prédio de porte, uma edificação marcante, é a nossa atenção com a água utilizada ou para onde vai o esgoto dessas iniciativas".

Mas onde fica a arte em posições tão racionais como essa? Alfredo Lindner Jr. é claro na resposta: "Arquitetura não deixa de ser um tipo de arte..." Mas acrescenta que ela tem uma limitação técnica. Ele diz que arte é ilimitada; é futuro, inovação; viver à frente do tempo. O sorriso entusiasmado volta ao rosto de Alfredo: "Nesse sentido, a arte é fundamental para a arquitetura, não o inverso; inovação na arquitetura é a arte de desenvolver técnicas sofisticadas, criativas; soluções de vanguarda traduzidas em espaços que respeitem os atributos socioeconômicos de cidades, países, pessoas; esta é a verdadeira arquitetura". 

Anexo:
Currículo cronológico Alfredo Lindner Jr.

Leia +

  Conheça a equipe da A+C Arquitetura
  Opiniões públicas de Alfredo Lindner Jr.
  Como chegar na A+C
  Imprensa
  Climatempo
  A+C abre suas portas
  História e Valores
  Tabela de honorários
  Christiane de Sousa Alves Mundim Lindner
  Quem faz
  Alfredo Lindner Jr.
  Compromissos

    

                                        

A+C Arquitetura Ltda.
55 47 3322 9006
Copyright  2007 - Todos os direitos reservados
Coordenação WEB: MFN

Visualize em resolução 1024 x 768