Christiane de Sousa Alves Mundim Lindner

Arquiteta e urbanista, aos 34 anos, entre criações, projetos, reuniões e uma agenda repleta na A+C Arquitetura, Christiane de Sousa Alves Mundim Lindner ainda encontra momentos para desvelar da memória as aulas de pintura na Escolinha de Arte da Prefeitura de Blumenau, ou mesmo os estudos de piano no curso do Teatro Carlos Gomes. Criança ou adolescente, foi a partir dessa época que, incentivada pelos pais, ela descobriria a importância da lente da sensibilidade necessária para olhar o mundo; naqueles anos, as primeiras sementes da artista e da profissional eram jogadas na terra fértil dos ideais.

Como profissional, Christiane valoriza a arquitetura atemporal: formas simples, puras, sem excessos. “Menos é mais”, máxima do arquiteto alemão Mies Van der Rohe, é ensinamento que não pode ser esquecido. Para ela, cada projeto é um conceito; uma revelação que vai contemplar uma única individualidade. Na busca desta meta, ela sabe que as amarras devem ser abandonadas, para resultados inesperados clarearem o ambiente -- como uma chama que surge do riscar de um fósforo. Inconteste.

Como artista, Christiane também buscou essa iluminação. Desta vez, na necessidade de encontrar peças decorativas à altura do seu exigente gosto para guarnecer os ambientes com bom gosto e inovação. O resultado foi o surgimento da Chria Design, empresa dedicada à produção de elementos de decoração, e que inclui quadros seus que foram transformados em gravuras, além de xícaras e pratos que ostentam sua assinatura.

Participante destacada de diversas mostras de arquitetura em Santa Catarina e fora do Estado, integrante do Núcleo de Criação e Design da Associação Empresarial de Blumenau - ACIB, tendo sido a coordenadora do núcleo em 2004, Christiane graduou-se em Arquitetura na Universidade Regional de Blumenau em 1997 -- FURB; e naquela época já surgia cristalino o tamanho de sua determinação: obteve a melhor classificação nos trabalhos de conclusão de curso. Para ela, ontem e hoje, a arquitetura não se restringe ao planejamento de espaços. Mas a um leque de conceitos que vão desde uma pavimentação adequada até soluções para poluição ambiental automotiva.

E é justamente essa visão global que faz esta blumenauense se envolver intensamente no desenvolvimento urbano e social da cidade em que nasceu e vive. Participação traduzida direta ou indiretamente em projetos como a reurbanização da Rua XV e da Avenida Beira-Rio; a remodelação da PROEB, atual Vila Germânica; ou mesmo realizando projetos filantrópicos para a Rede Feminina de Combate ao Câncer, Jardim de Infância Princesa Isabel, entre outros.

Mas Christiane, artista e arquiteta, também é mãe de Valentina, 6 anos, e de Luiza, 3 anos, frutos de seu casamento com o arquiteto Alfredo Lindner Jr., companheiro, amigo, confidente de profissão. Família, arte e arquitetura são o seu cotidiano atual. Sua lente da sensibilidade continua a desvendar o mundo. 

Leia +

  Conheça a equipe da A+C Arquitetura
  Opiniões públicas de Alfredo Lindner Jr.
  Como chegar na A+C
  Imprensa
  Climatempo
  A+C abre suas portas
  História e Valores
  Tabela de honorários
  Christiane de Sousa Alves Mundim Lindner
  Quem faz
  Alfredo Lindner Jr.
  Compromissos

   

                            

A+C Arquitetura Ltda.
55 47 3322 9006
Copyright  2007 - Todos os direitos reservados
Coordenação WEB: MFN

Visualize em resolução 1024 x 768